Contam os mais velhos que os primeiros engenhos nesta região eram feitos de pau. Já com a chegada do trem a Crato e Salgueiro, facilitou mais o transporte dos engenhos de ferro e passou a ser puxado a boi com a produção de até 600 rapaduras por dia.
Já nos anos 40 do século XX, foi criada uma metalúrgica
Lembro-me ainda do grande sacrifício para locomover uma grande caldeira até o sitio Cana Brava, lá no Município de Quixará, para a Fazenda de Antonio Pita. O meio de transporte era chamado carretão. Era uma prancha de ferro e o tamanho era de acordo com o objeto a ser transportado, com mais ou menos 50 centimetros de altura, puxado por duas juntas de boi, ou seja, quatro bois. O trem trouxe até Juazeiro e o percurso até seu destino foi feito em três dias. Era assim que se transportava todos os objetos pesados, utilizando juntas de bois. O carro de bois era mais utilizado para retirar madeira das matas, e eram só dois bois encangados a uma corrente e muita habilidade.
Alguns desses procedimentos presenciei, e outros foram historias que me contaram.
Sei que estes relatos não contribuem quase nada na historia oficial, mas é uma maneira de espantar o mal de Alzheimer que tanto aflige os idosos.
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