sábado, 10 de setembro de 2011

OS PRIMEIROS ENGENHOS DO CARIRI - Por: Edval Cirilo


Contam os mais velhos que os primeiros engenhos nesta região eram feitos de pau. Já com a chegada do trem a Crato e Salgueiro, facilitou mais o transporte dos engenhos de ferro e passou a ser puxado a boi com a produção de até 600 rapaduras por dia.

Já nos anos 40 do século XX, foi criada uma metalúrgica em Missão Velha, da família Linard. Criaram todo este processo de fabricação que facilitou o grande ágio de cana-de-açúcar na região, onde por varias décadas foi um grande pólo de desenvolvimento e tornou-se uma das regiões mais ricas do Ceará.

Lembro-me ainda do grande sacrifício para locomover uma grande caldeira até o sitio Cana Brava, lá no Município de Quixará, para a Fazenda de Antonio Pita. O meio de transporte era chamado carretão. Era uma prancha de ferro e o tamanho era de acordo com o objeto a ser transportado, com mais ou menos 50 centimetros de altura, puxado por duas juntas de boi, ou seja, quatro bois. O trem trouxe até Juazeiro e o percurso até seu destino foi feito em três dias. Era assim que se transportava todos os objetos pesados, utilizando juntas de bois. O carro de bois era mais utilizado para retirar madeira das matas, e eram só dois bois encangados a uma corrente e muita habilidade.

Alguns desses procedimentos presenciei, e outros foram historias que me contaram.

Sei que estes relatos não contribuem quase nada na historia oficial, mas é uma maneira de espantar o mal de Alzheimer que tanto aflige os idosos.

_

Nenhum comentário:

Postar um comentário