sábado, 10 de setembro de 2011

FATOS HISTÓRICOS - Por: Edval Cirilo

Eu sempre fui muito curioso em saber as histórias que marcaram época, como a primeira casa de tijolo do Crato, que foi a de Dona Bárbara de Alencar; a primeira lamparina a querosene, que foi um presente de um amigo de Recife para Dona Bárbara.

A morte de Joaquim Romão, pai do Padre Cícero em 1862, no tempo do cólera, quando morreram cerca de 1.100 pessoas; a herança de uma casa de tijolo a alguns chãos de casa e duas escravas para o Padre Cícero Seus estudos . Os estudos do custeados pelo seu padrinho Cel Antonio Luiz.Sua ordenação em 1870, e no outro dia, sela seu cavalo e volta para o Crato, chegando no dia 1º de janeiro de 1871, e celebra a sua primeira missa na Matriz do Crato, no dia 8 de janeiro do mesmo ano.

Você sabia que o correio de Crato à Fortaleza demorava só 8 dias de viagem? Era porque os animais viajavam um dia , podendo ser trocados por outros em cada rancho.

Você sabia que os seminaristas tomavam banhos de vestido para não verem suas partes íntimas? Os primeiros reitores do Seminário da Prainha tratavam seus alunos como que fossem um objeto descartáveis, onde os alunos não se comunicavam entre si. O Padre Cícero vivia só num apartamento que só tinha uma janela em frente ao mar, sendo este todo o conforto. Apesar de todo esse rigor não impedia que alguns padres constituíssem família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário