Há muitos anos a nossa Igreja Católica vem tentando mudar o conceito dos seus fieis, procurando acabar com bebida alcoólica em todas as manifestações religiosas.
Aqui na Ponta da Serra o nosso ex- vigário travou uma luta constante para eliminar esta parte social por achar que estava estimulando as pessoas a este vício que está destruindo os nossos jovens, tentando criar mecanismos para suprir este dinheiro que era adquirido de forma ilícita.
Acabou com os bingos por serem contravenção. Os objetos que eram doados ele apurava em forma de sorteio. Não queria leilão por achar que descriminava os mais humildes, pois eles não tinham acessos, e às vezes, no fim da festa, lá pela madrugada, os mais favorecidos embriagavam os mais humildes, que serviam de palhaço para eles se divertirem.
Lutou intensamente, pelo dízimo para que todo mundo se conscientizasse deste método eficaz que iria ser a solução definitiva e a Igreja não mais se preocupasse, e fosse cuidar dos fiéis.
E já Paróquia já tinha uma boa arrecadação capaz de eliminar todas as taxas, como batizados, Batismos, Casamentos, intenções de missas. E um dos os carros da Paróquia servia até de ambulância para os mais necessitados, havia doações de remédio e exames, mas esta parte era em sigilo, por causa dos aproveitadores.T ambém foi investido em mutirões de casamentos irregulares, preparando para assumir uma nova vida em Cristo.
E a preparação de jovens das comunidades foram centenas para assumirem os trabalhos litúrgicos nas suas localidades.
Não era padre de investir nas coisas supérfluas, comprova só o necessário, pois, a sua meta era a formação. Arranjou dezenas de verbas na Alemanha e investiu nas capelas , havia uma grande preocupação com a pessoa idosa, aonde não se cansava de dar toda a assistência espiritual. É pena que a nossa Paróquia memória curta, num instante esquece os tempos bons.
Nenhum comentário:
Postar um comentário