sexta-feira, 9 de setembro de 2011

CAPELA DA CACHOEIRA DOS GONÇALVES


Nesta comunidade morava um senhor com boa reputação e procriou uma grande família e foi preciso contratar um professor das bandas de Santana do Carirí para educar os seus filhos. O nome deste cidadão era Vicente Gonçalves e o professor era Seu Pedralino.

Com o passar dos tempos esse professor desenvolveu um trabalho religioso e social na formação das crianças e jovens, a ponto de seu nome ficar imortalizado na comunidade. Por todos estes méritos, coube a ele gerenciar os trabalhos de uma grande obra que o senhor Vicente Gonçalves iniciou. A obra foi um grande açude em parceria com o Governo do Estado.

Ao terminar esta grande obra, e por iniciativa deste professor, começou a ser construída a capela que recebeu como padroeiro o Sagrado Coração de Jesus e foi dada por acabada em 1947 quando a paróquia ainda pertencia a Quixará depois Farias Brito, que tinha como pároco o Padre Ágio Augusto Moreira, mas quem teve a honra de fazer a primeira celebração foi Monsenhor Rocha, sobre a orientação do pastor Diocesano Dom Francisco de Assis Pires.

Prezado leitor a minha intenção não é fazer uma biografia para competir com as que já estão feitas pela comunidade, mas sim mostrar o valor de uma família. Vocês imaginem a riqueza cultural e moral que o Sr. Vicente Gonçalves deixou para todos os seus descendentes naquela comunidade que fica no noroeste do município do Crato com quase quarenta quilómetros distante da sede com onze quilômentros de péssima estrada mais com uma população que sabe o que quer sem medo de enfrentar qualquer situação, mas isso porque os seus alicerces foram edificados na rocha, e assim não é com pouca tempestade que vão cair. Que Seu Vicente Gonçalves e o Seu Pedralino intercedam por esta comunidade sobre as bênçãos do seu padroeiro Coração de Jesus.

____________________________________

Edval Cirilo

2 comentários:

  1. Muito bom ler um texto onde os personagens fazem parte da minha história. Meu avô Vicente Gonçalves de Pinho. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom ler um texto onde os personagens fazem parte da minha história. Meu avô Vicente Gonçalves de Pinho. Muito obrigada!

    ResponderExcluir