segunda-feira, 10 de outubro de 2011

ESTRADA DE FERRO FORTALEZA / CRATO


Era um sonho antigo do povo cearense a construção desta ferrovia século XIX, e em 1872 foi concluído o trecho até Baturité. Dizem que com a grande seca dos 3 anos foi iniciado o resto do trecho rumo ao Crato e lentamente foi entrando na Caatinga Cearense até atingir o seu objetivo a Cidade de Crato em 1926.

Todas as pessoas que dependiam de Fortaleza iam ao encontro com a Ferrovia e lá deixavam os seus animais e procediam ao resto da vigem no trem e a escala ia diminuindo a maneira que o trem avançava.

Irei citar algumas estações mais faladas: Maracanaú, Guaiúba, Baturité, Capistano, Itapiúna, Quixadá, Estação Prudente, Quixeramobim, Senador Pompeu. O antigo Umaitá, Piquê Carneiro, Acopiara, Iguatu, José de Alencar, Cedro, Arrojado, Lavras, Aurora, Ingazeira, Missão Velha, Juazeiro do Norte e Crato.

As pessoas que viajavam tinham muitas historias para contar desta aventura de 30 horas de viajem, as cidades, as curvas de Pique Carneiro que sempre descarrilava vagões e até virava; o desnível entre Cedro e José de Alencar, onde eram 2 maquinas para poder subir.

E estas cidades até Acopiara vinham para a Feira do Crato para levar todo tipo de frutas das nossas. Seleiro era um vagão disponível só para os feirantes mas esta linha quando estava na atual Acopiara e em 1909 a linha foi juntada com a E.F. de Sobral para se criar a Rede de Viação Cearense – RVC – e imediatamente arrendada a SOUTH AMERICAN RAILWY e em 1915 a RVC passa à administração Federal.

A linha chega a seu ponto máximo em 1926 atingindo a cidade do Crato e este percurso Crato / Juazeiro no dia de sua inauguração é na plataforma da máquina o Padre Cícero acenando com um lenço e benzendo.

A ultima viagem com passageiros foi na década de 80.

Não considere um documento, mas sim um passa-tempo.

_____________________________________

Edval Cirilo

2 comentários:

  1. eu fico feliz em saber de tudo isso sobre a EStrada de ferro eu sou louco por trens e esse nunca era pra acabar boa sorte e parabens edval

    ResponderExcluir