segunda-feira, 10 de outubro de 2011

3 º MILENIO


Estamos vivendo o maior auge da tecnologia entre as varias civilizações que se conhece, mas devemos voltar no tempo pelo menos até as primeiras eras cristãs, em especial na Grécia e Itália e procurar as descobertas dos arqueólogos e ver que já se utilizava a energia, mas de outra forma, por exemplo, os gregos já utilizavam a luz solar através de refletores direcionando espelhos grandes para os navios inimigos e os incendiando.

Nos últimos anos foi descoberto na cidade de Pompéia em escavações um prédio com um espelho grande direcionado ao interior da casa para aquecer o ambiente.

Nesta mesma época os Imperadores Romanos resolveram explorar os mananciais hidráulicos construindo rodas d’água em todo país para facilitar a vida da população movimentando vários moinhos de trigos em beneficio da população. Construíram varias piscinas térmicas com temperatura de até 50 graus, aproveitando os mananciais naturais vulcânicas. Ampliou os quartéis com dezenas de banheiros coletivos em forma de um balcão com espaço de 1 metro entre si e abaixo dos sanitários corria uma levada d’água levando todos os dejetos, com o espaço de 50 centímetros outra levada d água correndo para lavar o objeto de asseio higiênico que era um pau com 20 centímetros com uma esponja na ponta para ser reutilizada.

Todos estes materiais usados foram de alta resistência que nem os fenômenos naturais poderam destruir, isto sem falar nas civilizações Maias, Incas,... quanta tecnologia os arqueólogos já descobriram, como observatório meteorológico bem equipado a seus modos, quilômetros de canais de irrigação e não se sabe os utensílios que eram usados para bombar as águas tumba recém-descoberta que nem foi explorada ainda, cidades construídas com rochas que não tem mais fim, e a civilização Egípcia que ainda continua misteriosa.

E nós com toda essa revolução tecnológica descartável, o que vamos deixar? Se tudo que construímos são edifícios, pontes e monumentos que com poucos anos é preciso restaurar. O que se armazena nos computadores o vírus corroe, qual vai ser a nossa história? Fica a pergunta no ar.

___________________________________________

Edval Cirilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário