segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A COMUNICAÇÃO NO SÉCULO 19 E 20


No século 19 era muito difícil, pois, os meios de transportes eram o Navio, depois o Trem e o Animal ( o cavalo era o mais comum).

Aqui no Ceará o trem começou a funcionar nos anos de 1877, com um pequeno percurso. Na medida que o trem se aproximava do interior vinha trazendo o correio que trazia Cartas, Jornais e Revistas . Os correios de cada cidade ia até o ponto final do trem retornando com as correspondências e a volta era feita com troca de animais em cada rancharia.

E quem viajava a São Paulo e para Zona Norte era mais difícil ainda, pois, estas correspondências vinham a navio.

Contava-se uma história a primeira comunicação voa telégrafo com a Europa aqui no Brasil foi a capital de Recife, já era um fio de cobre coberto que através de um navio soltara no fundo do mar até o Brasil, e como o Nordeste, em especial o Pernambuco, era celeiro de cana de açúcar teve esse privilégio.

Já no Século 20 a maneira que o trem se aproximava do Cariri e de Sobral e já foi bem mais fácil, e já vinha Jornais, Revistas das grandes capitais do Sul.

O rádio no fim dos anos 40 do século 20, quando começou a aparecer o Rádio a bateria, podendo ser sintonizado na Radio Sociedade da Bahia, Rádio Jornal do Comércio de Pernambuco, Globo do Rio de Janeiro, e até a BBC de Londres.

Nos anos 60 foi o auge do rádio a pilha.

Edval Cirilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário