domingo, 10 de janeiro de 2010

A MAGIA DE SER CRIANÇA

Foi assim comigo até os 10 anos no sítio Lagoa Rasa, a nossa casa era dentro de uma floresta,com direito, as melhores sinfonias de pássaros.As casa mais próximas eram distantes 300 metros e o acesso para chegar era uma vareda,daí chegávamos na casa de minha avó e dos meus dois tios.No terreiro da casa tinha vários tinguizeiros,que era a matéria prima para fazer sabão.Criávamos muitas abelhas que produziam mel para o consumo. Nos arredores,tinha outro tipo de abelha,como a Cupira,munduri, a mandassaia e outros tipos.
No inverno havia vários frutos do mato como a murta, a ameixa, o croatá, etc.
Plantávamos cana, e como era bom nos tempos das moagens que a família ia tirar alfinim, beber garapa, comer bola de rapadura quente. Havia muitas mangueiras,cada uma tinha um nome: a mangueira grande, a cambiteira,a do Padre Assis, etc. Havia as caçadas com armadilhas como a bésta, o batoque, o laço,o quichó, o fôjo e a arataca. As brincadeiras com pião, peteca, cinturão queimado.
O banho no poço do velho Firmino que era uma piscina pública que atraia todos os meninos. E as noites de escuro com histórias assombrosas. E as belas noites de lua clara,onde se contemplava o cruzeiro do sul, com toda sua constelação. E as novenas e a renovação do na casa da minha avó! Com um sobre céu acima do coração de Jesus e a sala toda enfeitada de flor e o aluar de rapadura com muito bolo curriento, os fogos de lágrimas enfeitando o terreiro,minha roupa nova neste dia: calça de suspensórios e camisa balangandã,alpargatas de vaqueta e cabelo repartido.
Para mim só tenho a recordar um tempo de magia,de alegria, de ilusões,mas,que valeu a pena recordar.
O amigo, o pai, o avô
Edval cirilo

Um comentário:

  1. Janaina, é bom colocar o marcador de visitas, pois, a maioria das pessoas que visitam os blogs não fazem comentários.
    No caso de dúvidas ligue para mim no telefone 3523.9153 ou peça para Pedro Jr. passar um recado.

    ResponderExcluir