domingo, 10 de janeiro de 2010

A ECOLOGIA NA MINHA JUVENTUDE

Pretendo,nesse momento,falar um pouco do que era a ecologia no meu tempo de jovem(década de 50), quando morávamos no sítio Lagoa Rasa.
Nessa época, a floresta cobria 90% do território e o inverno era mais chuvoso.As enchentes do "riacho do inferno" inundavam a Lagoa Rasa.Milhares de sapos faziam uma belíssima sinfonia com permanência que duravam 15 dias.Ao despertar, era uma grande orquestra de pássaros que tinha como maestro um passarinho chamado Xexéu.Era grande a diversidade de pássaros que habitavam nesta nossa região.
A fartura de mel silvestre era grande.Havia entre várias abelhas,as mais produtivas, o Canudo, a Mandassaia, Cupira,Moça-branca, etc.
A agricultura era toda artesanal as pessoas dependiam dela, pois, não havia outra alternativa.Acolheita era toda manual.Apanhava-se arroz, cacho por cacho, formando uma moqueca entre os dedos.Na colheita era formado um adjunto que era troca do dia de serviço.Era uma festa;matava-se porco e galinha,não podia faltar o queijo.O almoço era servido na roça na palha de arroz.O legume era colocado num grande terreiro,no baixio,onde várias pessoas também colocavam,e era empilhado em forma de pote.
Nessa época, havia muita solidariedade entre as pessoas"a gente era feliz e não sabia",portanto, foi muito bom enquanto durou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário